Organizar um casamento não é fácil e toda noiva sabe. Os noivos também, né! Por que não? Você já parou pra pensar que a música será responsável por “conduzir” o casal e seus convidados, além de, literalmente, dar o tom da cerimônia? Por isso, a seleção do repertório deve ser feita com muito cuidado e carinho! Resolvi, nesse post, falar de músicas instrumentais para casamento.
As músicas sem voz costumam ser facilmente aceitas nas cerimônias em igrejas com regras mais rígidas, justamente por não “aparecer” a letra, ou seja, uma determinada música que a igreja católica ou evangélica não autoriza cantada pode muitas vezes ser aceita na forma instrumental. Casamentos em salões, sítios, locais abertos, dentre outros não restringem o repertório.
Pretendo te ajudar agora com uma seleção de músicas instrumentais que podem definir vários momentos da cerimônia de seu casamento, confira:
Canon – Pachelbel
A primeira sugestão que eu particularmente adoro é o Canon de Pachelbel. Esta obra, mais do que seu compositor, alcançou fama mundial até os dias de hoje e atualmente é muito executada em casamentos, especialmente em momentos que pedem músicas mais longas – geralmente tocamos em entradas de padrinhos. O cânone (do grego, Kanón) é uma composição de duas ou mais vozes entoando uma única melodia. As vozes entram uma após a outra, em caráter imitativo. Observe no vídeo abaixo que o primeiro violino inicia, em seguida o segundo violino e por último a flauta, sempre fazendo a mesma melodia. Parece simples, não é mesmo? Mas o que ele fez foi uma obra prima!
Quer bater um papo sobre músicas instrumentais para casamento?
Aria da quarta corda – J. S. Bach
A Ária na corda Sol (G) ou Ária da quarta corda faz parte da Suíte no 3 em Ré Maior, para orquestra, de Johann Sebastian Bach, escrita para o Príncipe Leopoldo entre 1717 e 1723. Esta música fica excelente em momentos religiosos e/ou solenes do casamento, como a bênção das alianças.
Aquarela – Toquinho
A canção Aquarela foi feita num impulso de inspiração, em parceria com o músico italiano Maurizio Fabrizio. A letra original, em italiano, é de Guido Morra, traduzida depois lindamente por Toquinho para o português. O arranjo abaixo foi feito por mim, o que acharam? 😉 Esta música é super indicada para entradas de crianças (daminhas, floristas, pajens).
Bateu a dúvida de qual música escolher? Onde encaixar as suas favoritas na cerimônia?
Confira nosso Checklist: escolhendo as músicas do seu casamento!
Quer bater um papo sobre músicas instrumentais para casamento?
Ave Maria – Gounod
A melodia da Ave Maria de Gounod foi composta pelo compositor romântico francês Charles Gounod, especialmente criada para se sobrepor ao Prelúdio No. 1 em C maior, do Livro O Cravo Bem Temperado de I de J.S. Bach, um livro escrito cerca de 137 anos antes para estudo do cravo, instrumento que podemos dizer ser o “pai” do piano.
Nothing else matters – Metallica
Como falei no início, algumas igrejas não permitem músicas populares cantadas em suas cerimônias. No entanto, você pode contar com uma seleção de músicas de rock, pop e temas de filme em suas versões instrumentais e, desta forma, na maioria das vezes os noivos tem permissão para incluí-las.
“Nothing Else Matters” é uma balada da banda de heavy metal americana Metallica. Foi lançada em 1992 como o terceiro single do álbum Metallica. Esta canção é reconhecida como uma da melhores e mais populares músicas da banda. Os noivos adoram entrar com esta música!
Photograph – Ed Sheeran
Não podemos esquecer de músicas mais atuais que sempre fazem sucesso no casamento. Gostamos muito de “Photograph” e já tocamos em várias cerimônias porém ainda não gravamos um vídeo. Compartilhamos aqui o trabalho do Brooklyn Duo nesta versão para piano e violoncelo. Ficou muito bonita! Quem sabe não fazemos uma versão nossa?
Escolha as músicas instrumentais para casamento perfeitas para você!
E você? Já está com a lista encaminhada? Um lembrete fundamental é levar o repertório escolhido antes ao responsável pela igreja para que ele aprove ou não e tenha sempre uma segunda lista, como um plano B. Procure sempre a ajuda de profissionais qualificados para te ajudarem nesta escolha tão importante.
O Grupo Tomanik ficará feliz em te ajudar a escolher o melhor repertório para a sua cerimônia, sem compromisso – não vamos te obrigar a fechar contrato :). Com certeza vamos ter boas conversas sobre música e casamento. Acompanhe nosso blog e nosso canal no Youtube com vários vídeos de músicas para casamento!