A escolha do grupo musical, banda ou coral para um casamento envolve muitas variáveis, desde o estilo musical preferido dos noivos ao espaço onde será realizada a cerimônia. E a dúvida sobre quais os melhores instrumentos para cada casamento é sempre presente.
O grupo poderá ter uma formação pequena ou grande, de acordo com o que os noivos idealizaram e, normalmente, o “tamanho” do grupo, isto é, a quantidade de instrumentos musicais e/ou vozes não deverá interferir na qualidade do resultado. Inclusive gostamos de salientar que quantidade não é qualidade. Porém, para que possamos aproveitar ao máximo a formação musical escolhida, podemos considerar duas questões:
Espaço da cerimônia
Quando o local onde será realizada a cerimônia (igreja, sítio, são de festas etc) tiver muito espaço, os noivos terão total liberdade para escolher a formação musical com dois, dez ou mais instrumentos e/ou cantores. Uma pergunta frequente que ouvimos é: “Vou me casar em uma igreja muito grande, neste caso, preciso contratar muitos músicos?”. Não precisa, porque todos os instrumentos serão microfonados e amplificados. Mesmo que seja um pequeno grupo com um piano digital e um violino, quando a sonorização é bem feita, o som será ouvido em todo o espaço. Então, os noivos não precisam se preocupar com essa questão. Poderão contratar um grupo pequeno ou grande.
Agora, se o local é pequeno, haverá uma limitação de espaço. Os mini weddings, por exemplo, são cada vez mais frequentes. Esse tipo de cerimônia pode ser realizado em casas, restaurantes, bistrôs e pequenas salas em geral, e na maioria das vezes o local nem sempre comporta um grupo de mais de três músicos, por exemplo.
Em relação a casamentos ao ar livre, normalmente não há uma limitação de instrumentos, mas vale olhar com muito cuidado a sonorização e equipamentos adequados.
Repertório e estilo da cerimônia
O repertório geralmente pode ser adaptado a diversas formações. Entretanto, é sempre válido conversar com o profissional responsável pelo grupo para que ele aponte os instrumentos mais indicados para determinados estilos. É claro que o gosto dos noivos deve ser considerado, mas de acordo com nossa experiência, para um repertório de rock, por exemplo, um arranjo de cordas (violino, violoncelo etc) será mais interessante do que um solo no sax. Por outro lado, o sax valoriza muito mais uma bossa nova ou jazz. Através destes ajustes entre o profissional e os noivos, sem dúvida a cerimônia será bonita e marcante!
O estilo da cerimônia também pode interferir na escolha dos melhores instrumentos para cada casamento. Para os casais que desejam uma cerimônia mais clássica e com mais pompa, é interessante escolher um grupo com vários instrumentos (violino, violoncelo, flauta etc) e de preferência com dois trompetes triunfais para dar aquela sensação de orquestra na cerimônia.
Por outro lado, alguns casais preferem algo mais intimista. Para estes, sugerimos formações como: piano digital, violino e voz ou piano digital, flauta e voz. Uma outra opção é substituir o piano digital por violão.
E você? Já sabe qual formação escolher para a sua cerimônia de casamento? Fizemos um post sobre quais são as opções disponíveis, que você pode encontrar neste link. E se você precisar de ajuda para escolher quais os melhores instrumentos para o seu casamento, estamos prontos para te atender e tirar todas as suas dúvidas.
Entre em contato pelo WhatsApp e vamos agendar um atendimento. Clique aqui.