(31) 3595-2046 | Whatsapp: (31) 98889-6880 | Endereço: R. Lima Barreto, 43 - Santa Branca, Belo Horizonte - MG [email protected]

A cerimônia de casamento é um evento muito marcante. Para muitos casais, a realização de um sonho! E por ser um momento tão único, os noivos fazem questão de torná-lo especial em todos os detalhes, desde a decoração à trilha sonora. Na grande maioria dos casos, de acordo com nossa experiência, o casamento tem um caráter religioso  independente da religião; e nesse texto vamos falar especificamente sobre músicas para casamentos religiosos. Confira as dicas que separamos:

Verifique as normas da igreja

Geralmente as igrejas possuem regras próprias para as cerimônias de casamento. Em relação ao número de músicas que você pretende colocar na cerimônia, número de entradas do cortejo, quantidade de padrinhos e crianças, dentre outras questões. Além disso, algumas igrejas são mais rígidas quanto ao repertório musical e só permitem músicas sacras ou clássicas. Então, resumindo: antes de planejar todo o cortejo da cerimônia e o repertório musical, verifique as normas da igreja.

Converse com a equipe de cerimonial

Contratar um bom cerimonial facilita muita a vida dos noivos. Uma boa equipe vai auxiliar em todas as questões da organização de uma cerimônia. Em um casamento religioso, eles vão trabalhar junto aos profissionais que irão participar, explicando as regras da igreja e até condutas adequadas ao realizar o trabalho no dia da cerimônia. Por exemplo, em algumas igrejas o fotógrafo não pode subir ao altar. Eles saberão onde o grupo musical irá se posicionar – em alguns casos, só é permitido tocar no mezanino – etc. O cerimonial poderá coordenar tudo isso com os fornecedores.

Escolha o celebrante

O celebrante desempenha um papel fundamental e marcante na cerimônia, pois vai tratar dos assuntos pertinentes às crenças do casal. Lembrando que quanto antes você agendar com o celebrante, melhor para todos, já que, às vezes, quando isso é feito de última hora, o celebrante que o casal queria não está mais disponível. Além disso, se os noivos são da mesma religião, então é interessante convidar um celebrante que já conheça um pouco a história do casal, um líder religioso na igreja que frequentam, por exemplo. Caso não seja possível, procure celebrantes profissionais, que tratem dos assuntos com respeito e delicadeza, especialmente se os noivos tiverem diferentes religiões.

Escolha o repertório adequado

Quando falamos em casamento cristão ou religioso, é fundamental expressar o assunto através da     música. Sempre ressaltamos em nosso blog a importância da música em uma cerimônia. Ela conduz o cortejo e os momentos especiais, como a troca de alianças, por exemplo. Escolhendo um grupo de músicos profissionais e capacitados, escolha músicas que combinem com os momentos, especialmente os mais religiosos. Na bênção das alianças, entrada da Bíblia, aclamação ao evangelho (no caso de casamentos católicos) é fundamental colocar músicas adequadas. Seguem algumas sugestões:

Ninguém explica Deus 

Jesus alegria dos homens 

Ave Maria de Gounod 

Tu és fiel 

Hallelujah

Monte Castelo

Prepare-se para grandes emoções

Agora que está tudo organizado, prepare-se para se emocionar. Com certeza será um momento inesquecível e repleto de amor, fé e religiosidade. Vale lembrar dos lencinhos para noivos, familiares e convidados!

Quer conversar mais sobre o assunto? Estamos preparados para tirar todas as suas dúvidas e ajudar a montar a trilha sonora perfeita para o seu grande dia!

 

Contato via WhatsApp
Contato via WhatsApp