Está em dúvida sobre quantas músicas você precisa escolher para sua cerimônia de casamento? Nós entendemos e estamos aqui para ajudar. Organizar um casamento é uma tarefa desafiadora, principalmente porque, na maioria dos casos, os noivos estão fazendo tudo pela primeira vez, sem nenhuma experiência. Nesta hora, é bom contar com as dicas dos amigos que já se casaram e dos profissionais que vocês escolheram ou que ainda vão escolher.
A música é parte fundamental em uma cerimônia de casamento. Ela está presente no cortejo das entradas e também nos momentos marcantes como a bênção das alianças e a assinatura do casal. Pela nossa experiência em conversas com os noivos, esse assunto sempre gera muitas dúvidas, e entre as mais frequentes está:
Quantas músicas eu preciso escolher para a cerimônia do meu casamento?
Então, não é uma resposta exata mas, em média, uma cerimônia de casamento costuma ter entre 7 e 9 músicas. Isso vai depender principalmente do local escolhido para o evento. Em Belo Horizonte e na região metropolitana, algumas igrejas determinam um número máximo de músicas a serem tocadas em uma cerimônia de casamento.
Igrejas católicas
Nas igrejas católicas, por exemplo, são tocadas no máximo sete músicas e o roteiro musical é padronizado desta forma:
- Entrada do noivo, pais e padrinhos.
- Entrada de crianças (porta-aliança, damas, pajens, floristas etc.)
- Entrada da noiva
- Aclamação ao evangelho
- Bênção das alianças
- Assinatura dos noivos
- Saída
Igrejas evangélicas
As igrejas evangélicas costumam ser mais flexíveis com o número de músicas, assim como os locais dos eventos, que podem incluir salões de festa, sítios, restaurantes etc. Neste locais, as entradas de noivo e padrinhos podem ser separadas (já até falamos sobre isso neste post), a aliança pode ter uma entrada durante a cerimônia, a igreja pode ter algum momento específico em que precise de uma música ou os noivos podem fazer algum momento especial, como homenagear algum familiar, por exemplo, entre outras possibilidades. Nestes casos, o casal pode combinar com o pastor ou celebrante juntamente com o cerimonialista quais os momentos permitidos para as músicas. Geralmente, os roteiros são organizados da seguinte forma (de acordo com nossa experiência):
- Entrada do noivo com a mãe
- Entrada da mãe da noiva com o pai do noivo
- Entrada de padrinhos
- Entrada de crianças
- Entrada da noiva
- Entrada das alianças
- Bênção das alianças
- Assinaturas
- Saída
Um lembrete importantíssimo: antes de fazer o roteiro da sua cerimônia de casamento, sempre consulte as regras do local em que vai se casar.
E então? Já escolheu o local da sua cerimônia? Está escolhendo as músicas? Marque uma visita e teremos o maior prazer em esclarecer suas dúvidas quanto às músicas do seu casamento e te ajudar a escolher a playlist que mais vai combinar com seu grande dia!