Quem nunca ouviu a frase “não passe a vassoura nos pés, senão você não vai casar”? As tias, mães e avós sempre têm diversas superstições, e por mais que sejam situações inusitadas, você não ignora. Com os casamentos, então, não poderia ser diferente. Existem diversas superstições de casamentos, e vamos falar de algumas delas para que você possa se preparar para o seu grande dia.
As superstições mais conhecidas são casar de branco, jogar arroz nos noivos e não permitir que o noivo veja o vestido antes do casamento. É difícil dizer de onde todas elas vieram, mas muitos casais preferem segui-las para não atrair má sorte para o seu casamento.
Conheça as superstições de casamento mais comuns e o que elas significam:
O noivo não deve ver a noiva antes do casamento
Essa superstição começou na época em que os casamentos eram arranjados pelos pais e os noivos não se conheciam. Dessa forma, sem se ver antes da cerimônia ambos não mudariam de ideia.
Essa é uma superstição que já está sendo quebrada, pois boa parte dos casais estão fazendo o first look, que é muito comum nos casamentos dos Estados Unidos. É o momento que os noivos se encontram prontos antes da cerimônia e realizam um ensaio fotográfico mostrando a reação de ambos.
Chuva de arroz
A chuva de arroz vem da tradição chinesa e hindu. Ela significa prosperidade, saúde boa sorte e felicidade. Além de ficar lindo nas fotos, significa que os pais e padrinhos estão desejando tudo isso ao casal.
Usar uma coisa velha, uma coisa nova, uma coisa emprestada e uma coisa azul
Essa é uma tradição norte-americana e tem diversos simbolismos. O ditado original é something old, something new, something borrowed and something blue.
Uma coisa velha significa a tradição e o passado da família, e pode ser usado algo que remeta ao passado, como uma joia ou o mesmo véu utilizado pela sua mãe.
Uma coisa nova significa otimismo e é o mais fácil dessa superstição, pois podem ser seus sapatos, o vestido ou até mesmo a lingerie nova.
Uma coisa deve ser emprestada de quem tem um casamento bem-sucedido, e simboliza a felicidade compartilhada pelo casal. Pode ser um item de uma madrinha de casamento, como um grampo de cabelo, por exemplo.
O azul significa felicidade, pureza, amor eterno e a Virgem Maria para os católicos. Todos os tons de azul são permitidos e pode ser uma flor no meio do seu buquê, uma lingerie, um toque azul na maquiagem e até mesmo um detalhe no seu sapato.
A superstição de casamento mais tradicional: A noiva deve se casar de branco
O vestido branco simboliza a pureza e o amor e existem diversas versões para o início da tradição.
O vestido branco se popularizou após a rainha Vitória da Inglaterra, no século XIX, casar com um vestido de renda feita a mão. Depois disso, o vestido na cor branca começou a dominar os casamentos, especialmente porque ela foi a primeira nobre a se casar por amor.
Marcha nupcial
Uma das versões da tradição da marcha nupcial é que a Rainha Vitória era fã do músico Felix Mendelssohn, e encomendou uma composição especial. A música, que ficaria conhecida como “Marcha Nupcial”, foi composta em 1842 e ganhou fama após ser usada para o casamento de uma das filhas da rainha Vitória.
Colocar o nome das amigas solteiras na barra do vestido
Para dar um empurrãozinho e ajudar as amigas solteiras e encontrarem alguém especial, também existe a superstição de colocar o nome delas na barra do vestido.
Podem ser utilizadas fitas adesivas, fitas de cetim, escrever direto no vestido ou até mesmo bordar o nome das amigas.
Chuva no dia do casamento
Segundo as superstições de casamento, a chuva no grande dia significa muita sorte ao casal. Isso porque a chuva é associada a fertilidade e limpeza, e levará embora todas as energias e pensamentos negativos que rondam o casal.
Outra crença popular é que se a menina comer na panela choverá no dia do casamento. Então se deseja chuva no seu grande dia, já sabe como atrair.
Jogar o buquê
O hábito das noivas jogarem o buquê surgiu na França, no século XIV. Dizem que quem pegar o buquê será a próxima a se casar.
Alianças
As alianças também possuem seu simbolismo. Para os egípcios, um círculo não tem começo nem fim e representa a eternidade do matrimônio.
Também existe uma razão para as alianças serem usadas na mão esquerda. Os gregos acreditavam que o dedo anelar possuía uma veia que levava direto para o coração, fazendo que os corações dos casais permanecessem sempre atraídos um pelo outro.
A troca das alianças da mão direita do noivado para a mão esquerda após o casamento representa a aproximação do compromisso definitivo, justamente pela mão esquerda estar mais próxima do coração.
Damas de honra
A tradição das damas de honra surgiu na idade média. Diz a lenda que o objetivo era fazer com que os maus espíritos se confundissem e não conseguissem chegar perto da noiva, pois com várias mulheres vestidas de forma parecida eles não saberiam qual é a mulher correta.
Outro significado também é atrair fertilidade para o casal, quando a dama que entra antes da noiva jogando flores ou pétalas no chão.
Bolo de casamento
Para que os noivos tenham uma vida de partilha e de união, devem cortar o primeiro pedaço do bolo juntos e dividi-lo.
Também existe a superstição de congelar um pedaço de bolo e comer nas bodas de 1 ano de casamento para atrair boa sorte.
Já para os convidados, se uma mulher solteira colocar um pedaço de bolo embaixo do travesseiro sonhará com o futuro marido.
A gravata do noivo deve estar alinhada
Essa é uma superstição de casamento pouco conhecida, mas nasceu de uma crença popular que alguns homens se encontravam com amantes antes do casamento e dessa forma, a gravata não estaria bem alinhada.
Então, se a gravata do noivo estiver torta significa que ele será infiel.
As crenças são muitas – cabe ao casal acreditar ou não nelas.